quarta-feira, março 30, 2005

A contradição do tempo

Decidi hoje, o tempo é a coisa mais contraditória que eu conheço. Nada nos trás mais esperança e medo ao mesmo tempo. Nada é tão desejado e repudiado no mesmo instante. E inexplicavelmente, à medida que o tempo passa pra nós mais ele parece acelerar. Quem de nós nunca quis voltar no tempo pra receber aquele abraço gostoso? Receber aquele beijo que deixou uma saudade que dói no coração? Pra mais uma vez assistir aquele filme abraçadinho no sofá com alguém especial que não está mais conosco? Por outro lado, quem nunca quis saber como seria a sua vida daqui a 10, 20 anos? Quem nunca quis que o tempo passasse logo pra que uma dor parasse? Contou os minutos para estar perto de uma pessoa querida? Pra chegar alguma data especial?

O tempo age sobre nós como amigo e inimigo. Nos trás dor, alegria, angustia, alivio. Quando crianças tudo parece demorar mais pra chegar. Aniversários, festas, fim de semana, natal, férias. Temos tempo pra tudo, até pra não fazer nada. Ficamos emburrados nas férias porque num tem nada pra fazer e o tempo nos sobra. Pensamos no futuro com uma inocência típica da infância. “Quando fizer 18 anos terei um Escort XR3 conversível” era o que eu pensava. “Com 25 terei minha casa”, sentenciava. Tudo era mais fácil e o futuro parecia tão longe. Mas ao crescer perdemos essa inocência e encaramos o mundo real. O tempo fica escasso. Temos tanto a fazer q a semana voa. Estamos na segunda, mas “puxa! Já é sexta?!”. As pessoas querem abraçar o mundo com as pernas, fazer tudo ao mesmo tempo. Realmente, o tempo anda mais rápido quando ficamos mais velhos.

Assim como pra todas as pessoas, o tempo já deixou suas marcas em mim. Já senti uma semana demorar mais que um mês esperando Papai Noel chegar. Já pedi que ele passasse logo pra que uma dor parasse. Já desejei voltar no tempo pra sentir mais uma vez uma emoção que me marcou. No entanto, a vida parece ser assim. Essa busca, essa saudade. O único remédio na verdade é a nossa única opção: viver. Viver da melhor forma possível, buscando acertar sempre, mas aprendendo com os erros. Por mais repetitiva que essa frase pareça, é sempre importante dizer. Viva intensamente, como se fosse o ultimo dia. Faça suas coisas com amor. Procure sempre o que faça feliz. O medo e a esperança que o tempo trás não está no próprio tempo, está em nós. A medida de cada um em nossas vidas somos nós quem decidimos. Viver com medo ou com esperança é uma opção pessoal. Faça a sua escolha. Mas não se preocupe em errar. Só o tempo sempre garante a você uma nova chance de tentar.
Comecei esse texto com uma decisão formada. Termino com outra, contradizendo a primeira. O tempo não é o que há de mais contraditório na vida humana. Nem o amor, a amizade, a morte. O que há de mais contraditório na vida humana é o próprio homem, que mesmo com várias chances de acertar, insiste em ser errado. Mas o que é certo e errado? Isso já assunto pra outra crônica. Mas agora não tenho tempo de escrever outra.
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-la.Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por não viver no presente nem no futuro.Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..."
Confúcio

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Poxa, ficou muito bom. A citação também! =)

30 março, 2005 14:53  
Anonymous Anônimo said...

Lindo!!! Essa frase então, encerrou com chave de ouro! Assunto profundo, forte, faz pensar... Parabéns! Adorei!

30 março, 2005 18:57  
Anonymous Anônimo said...

Cansei de tentar fazer meu dia ter 48 horas. Agora, ele só tem 24 horas mesmo e f...! o resto da humanidade que teima em esticá-lo.
Tô adaptando meu corpo, meu trabalho e meu lazer ao tempo que tenho para viver, trabalhar e divertir.
Difícil é convencer as pessoas que há tempo para viver e divertir. Constantemente estou sendo chamado de louco. Êta estigma chato, sô...rs

30 março, 2005 21:31  
Anonymous Anônimo said...

Realmente Carnerinho, o tempo eh contraditorio e o homem mais ainda... talves seja por isso q eu gosto de vc antes msm antes de te conhecer e espero ansiosamente p q agosto chegue logo!!! Te adoro mto querido!!!
Bjos

31 março, 2005 15:39  
Anonymous Anônimo said...

OIE!!!....
LINDO!LINDO!LINDO!
Fico muito bom msm....
Agora eu tenhuq linka esse blogg....ta muito show!!
bjokas Carnero te adoro muitão

04 abril, 2005 18:20  
Blogger Hilda said...

De fato muito interessante seus textos. Sua visita foi fundamental para que eu pudesse tb ter conhecimento do seu blog, por isso te agradeço em dobro: pela atenção do comment deixado e por essa oportunidade...
Sabe, uma coisa me incomoda com relação a essa sensação que as vezes temos de achar que se pudéssemos voltar no tempo mudaríamos as coisas. O que mais me faz pensar que não, é que no presente há diversas coisas que deixamos de fazer por vários motivos, dentre eles o medo e a insegurança, e no futuro iremos nos lamentar justamente por essas oportunidades perdidas. A grande prova de que faríamos diferente se nos fosse dada a oportunidade, e aproveitarmos aquelas que de fato nos são dadas no presente. Mas por que será que no momento em que estamos diante dessa oportunidade, tudo fica mais difícil?
Abraços

08 abril, 2005 08:49  
Anonymous Anônimo said...

Moço, viva essa dom, corra mais atrás porque você pode. Não só as pessoas que tem acesso a internet merecem ler suas crônicas. Um grande beijo!

Ps. Já te adimirava pela facilidade que você tem de simplificar a vida e fazer as pessoas serem elas mesmas, agora te adimiro mais, pois além de tudo você é um artista lindo. Detalhe: se você quiser, será um grande artista.

13 abril, 2005 15:05  
Anonymous Anônimo said...

oi moço! qto tempo sem ler seus textos... fiquei me deliciando com varios deles aqui agora... que bom que vc continua escrevendo assim... ficou mto bom esse... parabéns!!!

15 abril, 2005 15:20  

Postar um comentário

<< Home